Se essa imagem fosse publicada em redes sociais poderia se tratar no mínimo de uma piada.

Mas, essa fotografia representa a sinalização localizada nas escadas do Edifício no qual eu moro atualmente. Vocês perguntariam, como assim?! Eu também me fiz essa mesma pergunta.

Pois é meus caros, o primeiro símbolo acredito que está claro: “Não faça xixi neste local”.
Bem, se formos parar e pensar, em algumas cidades do Brasil, muitos homens abrem a “braguilha” sem dó, piedade e pudor, em plena via pública, para demarcar o território. Eu poderia então elogiar dizendo que comparativamente, aqui se tem um pouco mais de decência pois procuram fazer em locais “reservados”, “íntimos”?

O segundo símbolo você pressupõe que de cara possa ser: “Não faça numero 2 neste local”. Mas, “pera lá”, “cuma assim?”. Não, não pode ser. O símbolo deve significar: “Não sente nas escadas”. Afinal, o símbolo não possui nenhum desenho representando o “sólido”.

Ao conversar com um nativo e questioná-lo a respeito do significado, o mesmo me responde: “Significa para não fazer o motivo de força maior”. Ou seja, isso mesmo: “Não largue seu embrulho aqui”.

Bem, como antigamente a maioria dos prédios e edifícios aqui em Luanda não tinham uma portaria, um vigia, os locais ficavam livres para ir e vir. Então, muitos moradores de rua entravam nos edifícios para fazer suas necessidades por ali mesmo. Em conversa, o nativo informou que muitas vezes os próprios moradores ao chegarem de uma festa, muito bêbados, por não aguentarem segurar, terminavam por fazer na escada mesmo.

Apesar das placas continuarem a sinalizar as escadas, nunca senti cheiro e nunca tropecei em nada pelas escadas. Também, hoje em dia alguns prédios já possuem seguranças e portões que intimidam um pouco os moradores de rua.

O único xixi que presencio todo dia é do cachorro do “tuga” (português) aqui ao lado. Não sei se é um padrão mas, simplesmente algumas pessoas não levam o animal para realizar suas necessidades na rua e sim no “hall” entre os apartamentos, mas, essa história vai ficar para um próximo post.

Inté tripulantes!

Anúncios