Porto de Luanda

O Porto de Luanda é um dos principais portos em Angola e está situado na “Baixa de Luanda”. Tal como em Salvador (Bahia) e Lisboa (Portugal), cidades divididas em Cidade Alta e Cidade Baixa, com Luanda acontece o mesmo.

Nas 3 cidades a definição é a mesma: Cidade Baixa se refere a parte antiga da cidade, Cidade Alta representa a parte nova.

Assim como o Porto de Salvador está situado na Bahia de Todos os Santos e protegido pela Ilha de Itaparica, o Porto de Luanda está situado na Baía de Luanda protegida então pela Ilha do Mussulo. A semelhança entre as duas cidades é mera coincidência. Características da colonização portuguesa?

As principais exportações do Porto de Luanda estão entre o café, diamante, sal, açucar e ferro. O Porto movimenta mais de 70% das importações e exportações de Angola.

Gostei bastante da arquitetura dele, lembra muito uma estação de trem.

Está em execução um projeto de revitalização da Baía de Luanda que está para ser entregue até Junho deste ano (2012). O projeto abrange uma intervenção na área marítima da baía como também na área terrestre com a construção de vias e espaços de lazer.

Luanda tem uma orla extensa e está ficando lindíssima, chamada de Marginal 4 de Fevereiro e é através dela que chegamos no Porto. Em um próximo post irei fotografar a orla e fazer o registro aqui para vocês.

Anúncios